A Natureza Submersa e a ressurgência

23 de Março de 2017
Uma das vantagens de viajar dentro do Estado do Rio é poder chegar, em poucas horas, a um dos melhores destinos no Brasil para a prática do mergulho: Arraial do Cabo. As águas muito transparentes e cheias de vida da cidade na Região dos Lagos são resultado da ressurgência — fenômeno em que diferentes correntes marinhas afloram no litoral e movem o fundo do mar, aumentando o número de nutrientes que atraem variadas espécies de peixes, crustáceos e tartarugas.

Há ao menos 35 pontos para exploração subaquática, entre ilhas, praias, enseadas e até naufrágios em Arraial do Cabo. E uma grande oferta de agências especializadas com pacotes que vão desde mergulhos de batismo, em que instrutores guiam pessoas sem experiência em mergulhos com cilindros (em média R$ 190 para maior de 12 anos), até os live aboard, barcos que hospedam mergulhadores certificados por dias. Para crianças, uma boa opção são os passeios de barco com paradas para snorkeling.

Fenômeno da Ressurgência (Afloramento)

O Fenômeno oceanográfico chamado ressurgência (ou afloramento) consiste na subida à superfície ou a níveis menos profundos, de águas profundas ricas em nutrientes. Este fenômeno arrasta os nutrientes que repousam no fundo até as camadas iluminadas do mar. No fundo, na ausência de luz, esses nutrientes são inertes. No entanto, quando atingem as camadas iluminadas, são utilizados pelas algas microscópicas, através da fotossíntese, e provocam uma "explosão" das microalgas (o fitoplâncton) que são o inicio da cadeia alimentar marinha. Essas microalgas abundantes se constituem em alimento dos pequenos animais marinhos (zooplâncton) que crescem mais rapidamente servindo de alimento para peixes pequenos que vão alimentar os peixes maiores e assim sucessivamente, até os peixes grandes, de valor comercias.

Por este motivo Arraial do Cabo é rico em pescado. A ressurgência portanto, fertiliza o mar.

Em Arraial do Cabo, a ressurgência ocorre como resultado da ação dos ventos do quadrante leste / nordeste aliado ao movimento de rotação da terra, que provoca o afastamento das águas quentes da Corrente do Brasil que descem pela costa do nordeste em direção ao sul. Quando essas águas afastam-se da costa, há uma subida das águas frias da Corrente das Malvinas que correm em sentido contrario as águas do corrente do Brasil ou seja, se deslocam do sul em direção ao nordeste.

Fonte: 
http://oglobo.globo.com/boa-viagem/
http://www.arraialdocabo.info/

Cadastre seu E-mail