Dicas para quem quer começar a praticar o mergulho
A prática do mergulho possui inúmeros benefícios, além do principal que é conhecer e se conectar com a vida marinha. E não é à toa que Arraial do Cabo é considerada a capital do Mergulho. Aqui, há praias de diversas profundidades para quem já pratica ou para quem está começando.
Se você faz parte do grupo iniciante ou quer experimentar essa atividade pela primeira vez, fique de olho nessas dicas que vamos dar agora para você se preparar e começar com o pé direito. Há quem diga que quem experimenta fazer o mergulho não quer mais parar. Então anote as dicas, viva essa experiência e depois nos conte se você faz parte dessa afirmação, ok? Vamos às dicas agora!
Passo 1 - Estar Apto!
Para começarmos a falar sobre essa prática, a primeira coisa que você tem que ter em mente é: saúde em dia! De acordo com o diretor operacional e instrutor de mergulho da AF Dive, Alexandre Farago, o estado de saúde é o critério principal para saber se você pode ou não mergulhar.
“O candidato precisa ter uma boa saúde física e mental, autorizado por um médico de confiança, mediante entrega de atestado médico “Apto para atividades de mergulho” e também possuir mais de 15 anos para certificação plena e de 10 a 14 anos para certificação Júnior, lembrando, é claro, que menores precisam ser autorizados pelos pais), explicou Alexandre.
Passo 2 - Faça com alguém credenciado!
Como será a sua primeira vez, é fundamental você fazer seu batismo com um profissional especializado, afinal é ele quem vai te ensinar as técnicas de respiração, de relaxamento e os equipamentos necessários para que você faça isso com segurança.
Um ponto importante levantado por Alexandre é que não basta realizar o batismo com uma pessoa que tenha feito mergulho alguma vez, é preciso fazer com alguém profissional. “Uma dica que eu sempre dou é: verifique se o instrutor está com sua credencial em dia e com treinamento de primeiros socorros também , pois de dois em dois anos é obrigatório estar em dia. A AF DIVE, nossa escola de mergulho, precisa ter instrutores e staffs qualificados, ressaltou o instrutor.
Passo 3 - Escolha o lugar adequado para essa prática
Arraial do Cabo é um dos lugares que favorecem essa prática. Mas vale lembrar que o nosso país é rico em praias e mares para realizar o mergulho. Então, converse com pessoas que já fizeram, escolha lugares de fácil acesso e planeje a viagem para que você possa aproveitar isso da melhor forma possível.
O mergulho tem que ser uma prática agradável e prazerosa, afinal, estamos conhecendo um novo mundo debaixo d’água e precisamos estar preparados e dispostos a curtir esse momento. Quem sabe não é começando aí que você descobre essa nova paixão e esse novo hobby?
Passo 4 - Bora Praticar!
Se você já está com a saúde em dia, já procurou uma escola de mergulho, um instrutor certificado e já sabe onde vai ser, pronto. Agora é só esperar esse momento chegar e, é claro, ler mais sobre e ir se conectando mais com esse tema. Quem sabe ver estudar um pouco sobre técnicas de respiração ou ainda começar praticando na sua piscina.
Além de estar apto fisicamente, com pulmões, coração e orelhas sadias e comprovado por atestado Médico, quanto mais você estiver familiarizado com o assunto e estiver mais confortável na água, mais relaxado você estará para se doar e aprender no dia do seu batismo.
Batismo de Mergulho
Batismo é o nome que as pessoas dão para quem não tem o curso de mergulho e quer ter essa experiência. Por ser a primeira vez, é necessário mergulhar com um profissional habilitado, para que você possa mergulhar e conhecer toda a fauna e flora subaquática.
Vale explicar que para fazer esse mergulho é necessário ter no mínimo 10 anos e estar com a saúde e aptidão boa. As únicas coisas que podem impedir temporariamente, é a gravidez, para a proteção da própria gestante e, no caso dos portadores de síndrome de down, só podem fazer o batismo, com laudo médico.
Para quem tem diabetes, problemas cardíacos ou respiratórios também é necessário autorização e orientação médica para a prática. “Tenho uma aluna com asma, mas ela só pode praticar, pois toma os medicamentos corretamente e segue protocolos passados pelo médico.
Como funciona o "batismo"?
Depois da autorização médica, você já está apto e será preparado para a prática propriamente dita. “O Batismo permite que você experimente a emoção de mergulhar, sob a supervisão de um instrutor de mergulho. Nele, você aprenderá algumas habilidades e conceitos básicos do mergulho, além de desfrutar de um mergulho numa piscina natural de águas cristalinas e repleta de vida marinha” - finalizou Alexandre.
Mergulhar é se conectar com a natureza e esta prática deve ser praticada com segurança, portanto, se você é iniciante, procure planejar, se informar e verificar o profissional certo para te ensinar e estar junto com você nesse processo. Esse é um momento único e que deve ser feito com cuidado para ser uma experiência incrível para você. Se você já fez, conta para nós o que achou e se não fez, programe-se, experimente e depois fale como foi, combinado? Até mais!