Temporada de Baleia em Arraial do Cabo: saiba o que fazer
Sabe aquela visita que aparece todo o ano na mesma época e que encanta a todos? Essas são as baleias aqui em Arraial do Cabo. Sempre que elas aparecem é um espetáculo de acrobacias e mergulhos que chamam a atenção dos turistas.
Uma das principais atrações nesse período é a observação das baleias. Muitos turistas e mergulhadores escolhem viajar nessa época para vê-las de perto. Isso porque, de junho a outubro, elas saem da Antártida e migram do sul do continente, passam por Arraial e depois seguem em direção ao sul da Bahia.
Essa é a época em que elas aproveitam as temperaturas mais quentes das nossas águas para se reproduzirem. Segundo especialistas, cerca de 20 mil baleias, das espécies franca e jubarte, passam pela região dos lagos nesta temporada.
Sobre as duas espécies
A Baleia Jubarte é menor que a Franca. A Jubarte pode chegar a medir 16 metros e pesar 30 toneladas, a fêmea, e 14 toneladas o macho. Já as baleias Francas podem chegar a 100 toneladas, possuem uma calosidade e a nadadeira geralmente é preta com a parte inferior branca. Uma curiosidade sobre esta espécie é que com a proibição da pesca e preservação da espécie, as Baleias Francas não estão mais em extinção.
Se você tem curiosidade ou vontade de ver, essa é a época ideal, pois elas passam bem mais perto das praias e aproveitam esse momento para descansar e dar um show. Se tiver sorte e estiver passeando de barco nesse momento, pode presenciar esse espetáculo, mas vale lembrar que precisa estar no lugar certo, na hora certa.
Em diversos pontos da cidade é possível ser surpreendido por elas. Você pode encontrar com uma através de passeio de barco, de lancha, de canoa ou ainda ver um pouco mais de longe através das trilhas que passam perto do mar.
Em caso de avistar uma baleia em passeio de barco ou de canoa, confira alguns cuidados que você precisa ter:
- Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
- Nunca religue os motores sem conseguir ver os animais na superfície;
- Evite fazer barulhos desnecessários,
- Não jogue objetos na água;
- Nunca nade em direção às baleias, pois o risco de acidentes é grande;
Lembre-se de que somos nós que estamos invadindo o habitat desses animais, portanto, quanto menos incômodo gerarmos, melhor. O respeito à natureza é fundamental para o bom funcionamento do ecossistema em que vivemos.
Bom, por hoje é só. Anote as dicas, viva essa experiência em Arraial do Cabo e, quando avistar uma baleia, tire muitas fotos para registrar esse momento. Aproveite, siga as nossas redes sociais e fique ligado aqui também, pois damos sempre dicas sobre esse nosso paraíso. Até mais.